04/01/2022

Quais são os tipos de tripas para linguiça?

Produtores de carne utilizam diferentes tipos de tripas para dar às linguiças suas formas características. Embora a maioria das linguiças sejam cilíndricas, elas podem vir em outras formas. Mas, quais são esses tipos de tripas de linguiça e em que se diferem?

Existem dois tipos principais de tripas: as naturais e as artificiais de colágeno. As tripas naturais são geralmente feitas a partir de seções do sistema digestivo de animais, incluindo o intestino delgado, intestino grosso ou estômago, e podem ser encontradas em diferentes espécies como o ovino, porco e bovino.

As tripas naturais são ideais para linguiças frescas, chouriço, embutidos fermentados secos como pepperoni, salames italianos, calabresa defumados, linguiças de frango, linguiças de porco, linguiça de carneiro e salsichas de aperitivos. Elas são comestíveis e permeáveis à fumaça, permitindo que a linguiça absorva bem os aromas da defumação. No entanto, as tripas naturais são menos resistentes à quebra e têm pouca uniformidade.

Já as tripas artificiais de colágeno são feitas a partir de colágeno derivado da camada de cório de couro bovino. Elas são mais frágeis que as tripas naturais, mas oferecem maior uniformidade e resistência à quebra. As tripas de colágeno são ideais para embutidos secos e são comestíveis e permeáveis à fumaça. Elas encolhem junto com o produto e vêm em uma variedade de tamanhos e formas.

Embora as tripas artificiais de colágeno tenham características diferentes das tripas naturais, elas ainda oferecem benefícios similares, tornando-as uma escolha popular para produtores de linguiças. Agora que você conhece os diferentes tipos de tripas de linguiça, pode fazer uma escolha mais informada na hora de escolher sua linguiça favorita.